Homeschooling, traduzido para educação domiciliar, é uma forma diferente de educar. Ao invés da tradicional sala de aula, o ensino é feito em casa. Como no Brasil o assunto é recente, peguei um texto da Isabela Ribeiro, do blog Nossa Herança, que responde sete perguntas frequentes sobre o assunto. Para ler o texto original, clique aqui.

speech1

Primeira pergunta: é legal?

Pode parecer meio repetitivo eu falar isso novamente aqui no blog, mas creiam-me, é importante. Sempre haverá quem pergunte!
No Brasil, o homeschooling não é proibido por nenhuma lei vigente. Mas também não é legalizado. Ele não tem nenhum tipo de regulamentação, ainda. Há um caso tramitando no STF, que teve origem pelo mandado de segurança acionado por Moisés Pereira Dias, de Canela/RS, contra a secretaria de Educação da cidade, após ter sido negado o pedido de educar sua filha em casa. Esse processo poderá definir o futuro da Educação Domiciliar no país.
Sobre o caso leia aqui.
Mais detalhes sobre a legalidade do HS, leia HS: proibido no Brasil? e ED: que papo é esse?.

Onde eu encontro material e currículos prontos?

Como todo brasileiro, a pergunta sempre é: onde encontro currículos prontos? Bom, como  o homeschooling tá nascendo “agora” aqui no país, ainda não dispomos de um currículo de 10 anos de estudos pronto, completinho. PORÉM, se você realmente é um homeschooler isso não será problema pra você! Como pai e professor, você precisará correr atrás de bons livros (leitura e estudo), bons materiais, boas livrarias, bons sebos. Se onde você mora não tem sebo, há aqueles virtuais😉. Tem MUITO material para você educar seu filho, muita literatura boa. Você só precisará correr atrás. Peça indicação a quem já faz HS, junte-se a um grupo de famílias que educam em casa na sua região, use a internet!😀

Quanto tempo demora uma aula?

Menos do que você imagina! Na escola, o horário de aulas vai de 7h-12:30 (mais ou menos). Veja, nesse tempo, quantos minutos são REALMENTE produtivos? Pouquíssimos! Mais da metade de uma aula o professor gasta só em chamar atenção de alunos bagunceiros e esperando-os copiar o quadro. Muito tempo desperdiçado. Já em casa, o tempo rende muito mais. As vezes em 2 horas no dia seus filhos já viram história, matemática e português – com qualidade, em menos da metade do tempo. Veja, é menos do que a gente tem em mente, por causa da nossa vivência escolar.

E se eu tiver filhos em idades diferentes?

Você vai se surpreender com a quantidade de matérias que podem ser dadas juntas, mesmo com faixas etárias diferentes. Você, como o professor, pode montar a grade de aulas de forma que os filhos estejam juntos, mas trabalhando individualmente e você vai só orientando nas dúvidas. Você também pode organizar seu horário de forma que os mais velhos estudem sozinhos e você dê aula para os menores …. enfim, vai de acordo com sua disposição e criatividade (por isso amo o HS!).

E a socialização?!

Estudos mostram que a maior parte das crianças educadas em casa estão envolvidas em uma enorme variedade de atividades fora de seus lares, interagindo com um vários tipos de pessoas e que contribuem para suas comunidades. A experiência nos mostra que elas são muito bem socializadas e hábeis para fazer amizades duradouras, independente de idade e cultura.

Leia mais em: O mito da socialização e Mas e a socialização?

E o ensino médio?

Ensinar seu filho durante os anos equivalentes ao ensino médio pode ser desafiador – haverá matérias mais complexas. No entanto, traz grandes benefícios! Nesse período, seu filho precisará de pouquíssima supervisão, ele terá se tornado autodidata e tirará grande proveito de seu aprendizado.

E a graduação?

Aqui no Brasil é possível entrar na universidade pública, mesmo tendo estudado em casa. Basta fazer a prova do ENEM. Para saber como, leia em Homeschooler pode fazer ENEM?

 

Agora que você já tem a resposta, compartilhe esse texto com o maior número de pessoas😉

Anúncios